domingo, 17 de março de 2013

A Inteligência Adverte




Deu no jornal, O Estado de São Paulo, há tempos:


Ansiedade dificulta abandono do cigarro

"Ansiedade, irritabilidade, inquietação.

De acordo com pesquisa feita pela Santa Casa de Misericórdia do Rio, esses são os maiores problemas enfrentados pelas pessoas que estão tentando parar de fumar. O levantamento, realizado pelo Departamento de Nicotina com base nas fichas de 538 pacientes, mostra ainda que o aumento do apetite e a “fissura” (compulsão) por cigarro não são os maiores vilões dos processos de abandono do vício, como se costuma pensar."

Incoerentemente entretanto, por ignorância, hipocrisia ou crueldade mesmo, “ansiedade e inquietação” são exatamente as sensações que geram as advertências do Ministério da Saúde nos maços de cigarros, com aquelas fotos aflitivas, dificultando que o fumante deixe o vício.

O que o governo quer mesmo é o imposto, 60% do valor do maço.

Apesar de alguns dizerem que o mesmo governo gasta mais com as doenças dos fumantes do que arrecada com os cigarros.

Embora o fumo tenha sido o 6º produto mais exportado do agronegócio brasileiro, em 2012, segundo a Afubra, e o preço do maço seja justamente o maior fator de abandono do vício, segundo a Folha de São Paulo, em matéria de 7/11/12, principalmente entre os jovens.

De toda forma, o paradoxo de explorar a ansiedade e inquietação dos fumantes com fotos escatológicas me causa irritabilidade.

Pra mim, o nosso governo faz mal à saúde, causa impotência, infarto e tumores em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário