sábado, 28 de abril de 2012

TOC, TOC, TOC



Na linha do post anterior...

Faz algum tempo, observo a facilidade crescente com que as pessoas estão determinando que outras tem TOC, como se fosse gripe. Inclusive diagnósticos têm sido precipitados.

Calma lá! Pensemos...

O Transtorno Obsessivo Compulsivo só se caracteriza como uma patologia quando realmente causa um transtorno. Ao próximo como a si mesmo.

O tenista Rafael Nadal e sua obsessão por simetria das garrafas, não pisar nas linhas da quadra e rituais de saque, incluindo o ridículo gesto de ajeitar a cueca, NÃO tem TOC. Ele não se incomoda com isso mais do que as outras pessoas (e fatura alto em propagandas de cueca, aliás), pelo que já declarou, e suas manias não causam transtorno a ninguém.

Por outro lado, um palestrante que, recentemente, interrompeu a sua fala e pediu que fechassem a pequena janela basculante aberta, dentre dezenas fechadas, no enorme salão climatizado, esse tem TOC pacas!

A pobre janela aberta transtornou aquele cidadão, que transtornou alguém que foi até lá, fechá-la, e transtornou a todos (os pagantes) que estavam acompanhando o raciocínio, interrompendo-o.

O TOC sempre se sobrepõe à tarefa principal.

Por isso, antes de correr à procura de um psiquiatria ou buscar problemas neuro-transmissores de serotonina, é preciso avaliar a coisa.

Afinal, todo mundo tem manias. Ou não?

Eu sou perfecionista, exigente, sou chegado numa organização e não convivo com sujeira. Quadros tortos me incomodam, objetos fora do lugar, após a passagem (e limpeza) da faxineira, também.

Hoje em dia, em São Paulo, Capital, onde moro, não saio de casa em horário de rush, exceto em casos de emergência de gente muito próxima e que eu ame, apenas quando houver esquartejamento de membros nobres. Se for só um dedinho, fico em casa.

Viajar num feriado prolongado, como este, sexta à noite ou sábado de manhã?

(...Cinco minutos, até terminar a gargalhada...)

DE JEITO NENHUM!! NEM COM JESUS, REENCARNADO, ME ESPERANDO NO CARRO DIVINO, CHEIO DE SUECAS SEMI-NUAS LÁ DENTRO!!

Balas 7 Belo e barras de chocolate, principalmente Laka, seu eu abrir a embalagem...

Tá vendo? Você deve estar achando que eu tenho TOC.

Mas, não tenho.

Porque nada disso é um transtorno pra mim. Nem aos próximos.

Porque os próximos também têm as suas manias...

3 comentários:

  1. Você é uma figura Zé Pitombo..a alegria aparece no seu trabalho, em todos os momentos..ate nos mais serios!!Até nas horas de maior angustia vc arranca risos...Se bobear ate Deus ri com vc..rs.

    ResponderExcluir
  2. Você é incrível, nada menos do que isso!
    Seus exemplos são PERFEITOS!
    Como esse de Jesus esperando no carro divino e as Suecas...me arrancou uma enorrrrme gargalhada noturna.
    Bjks
    Pati

    ResponderExcluir
  3. Gostei, mas Nadal tem suas mandingas...tem!!!!

    ResponderExcluir