terça-feira, 1 de maio de 2012

Os Ciclos de Saturno

Internamente, os ciclos Saturninos são de 7 em 7 anos. A psicologia chama de Lei dos Setênios. Quando mudamos nossa conduta de dentro pra fora.

Externamente, os ciclos são de 10 em 10 anos.

Assim, lógica e gentilmente, primeiro temos a percepção interna pra depois podermos enfrentar os desafios externos.

Por isso, entre 28 (4 x 7) e 30 (3 x 10) anos, todos nós passamos pelo conhecido Retorno de Saturno. Um grande chamamento interno e, logo depois, uma grande cobrança externa. Assim como aos 49 e 50. O meu momento, por exemplo.

Na Astrologia, Saturno comanda o nosso crescimento, a nossa ambição, a evolução vertical. Pra sair do posto de gerente e procurar ser diretor. Deixar de ser sargento pra ser tenente. Deixar de ser noivo e casar. Deixar de alugar e comprar.

Sempre com o propósito da evolução, a fim de que alcancemos a plenitude material, guiados pela mente elevada, pela inspiração. Nos levando ao pico da (nossa) montanha. À casa 10 do Zodíaco Padrão. Ao Meio do Céu. À cobertura da nossa construção pessoal. Ao Sol a pino. Ao nosso máximo.

Pra tanto, Saturno, o planeta regente do signo de Capricórnio, nos desperta (e cobra) as virtudes da paciência, persistência e disciplina. Numa expressão: responsabilidade mediante a maturidade. Entende agora, por que pais e mães, nessas funções, são tão chatos?

Devemos ter humildade, conhecer e obedecer Saturno em nosso Mapa Natal. Pois, ele sabe o quão alto podemos alcançar nesta vida, e tem autoridade para nos despertar, gerar consciência e desafiar a busca.

Negá-lo é perpetuar a imaturidade e cortejar a demência.

Um comentário:

  1. Adoro suas publicações de astrologia! Minhas prediletas!
    Beijo!

    ResponderExcluir