sábado, 12 de janeiro de 2013

Os Egocêntricos são mais Capazes de Amar

O Silogismo é uma técnica usual do pensamento filosófico que parte de premissas concretas para se chegar a outras conclusões, inclusive abstratas. Se A está para B, e B está para C, logo A está para C.

Usando-a sempre, cheguei a muitas conclusões interessantes. Inclusive, que os egocêntricos são mais capazes de amar.

Isso foi em 1995. Sempre causou saudável polêmica em palestras.

Como ocorreu inúmeras vezes no meu caminho do autoconhecimento, a ainda ocorre, precisava encontrar base conhecida para confirmar a nova conclusão.

Percebi que a frase mais egocêntrica jamais proferida por um habitante deste planeta, foi dita por Jesus, o Cristo, o pai do amor. Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém chegará ao Reino de Deus, senão por mim. (Vide post Vendo por outro lado 2, de 19 de abril.)

Então, o raciocínio simples foi: se o maior egocêntrico de todos os tempos foi o pai do amor, logo os egocêntricos são mais capazes de amar. Simples assim.

Antes, ainda criança, já havia descoberto que ninguém pode dar o que não tem. De dinheiro ao amor. Simples assim.

E, sendo assim, vamos esclarecer a diferença entre egocentrismo e egoísmo:

Quando alguém me pede algo, qualquer coisa, inclusive amor, eu olho para dentro de mim e verifico se tenho, em estoque, aquela capacidade, estado ou condição de atender ao pedido. Se tiver, posso dar.

Assim, eu não amo a minha mulher. Eu admiro a minha mulher, que desperta em mim um Zé Paulo que eu tenho dentro de mim e que desejo e amo ser. Então, o pratico. Simples assim.

Isto é egocentrismo.

Egoísmo ocorre quando se ignora qualquer demanda externa, só atendendo às demandas internas.

O egocêntrico, quando não tem internamente o que lhe foi pedido, lamenta. O egoísta não, embora disfarce.

O egocêntrico quando mente, e poderia ter ajudado, se arrepende. O egoísta jamais.

Finalmente, em 1997, lendo o livro 1 da trilogia Conversando com Deus, que recomendo e que ganhei de uma cliente da época, qual foi a frase que o deus do livro proferiu?

Os egocêntricos são mais capazes de amar.

Um comentário:

  1. Uau! Finalmente alguém defendendo os egocêntricos! Arrasou! kkkkkkkkk Eu que sou duplamente uma representante desta espécie...posso afirmar...sim egocentrimos, são generosos! kkkkk
    Crisfa

    ResponderExcluir