terça-feira, 15 de maio de 2012

Chacoalhão!

Senso comum: agressividade = coisa negativa.

Será? Pensemos.

Fazendo um curso internacional de mergulho, ensinando a fazer o salvamento de um afogando, o professor disse que, ao chegar a 1,5 m do cidadão, era pra dar uma muquetada bem no nariz dele, a fim de atordoá-lo, antes de salvá-lo. "Se um cara se afogando te agarrar, morrem os dois", ele disse.

Agressividade pode salvar uma vida. Ou duas, nesse caso.

Um tapa na cara, diante de um ataque histérico, é procedimento médico, não uma agressão.

Muito bem, tive que dar um chacoalhão (verbal) num cliente, esses dias.

Ele não estava histérico, tampouco se afogando, embora estivesse distraído diante duma tsunami que se armava diante dele, apesar dos alarmes terapêuticos fornecidos anteriormente.

Embora não seja um Zé que eu prefira ser, não tenho pudor se precisar sê-lo. Além de ético, pois não sonego nenhum Eu que possa ajudar meus clientes, trata-se de uma oportunidade. Que se perde se houver pudor. E, antes minha do que uma traulitada da vida.

Além disso, tem gente que funciona assim. Lamentavelmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário