quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estado de alerta

Em todas as situações em que algo vai mudar, radicalmente, tensão e ansiedade estão presentes e não podem ser eliminadas, apenas controladas.

O que é bom, porque tensão e ansiedade controladas nos deixam em estado de alerta. 

O grau de tensão e ansiedade vai depender da importância da mudança, o quanto ela é consciente e será definitiva.

Mesmo em casos de mudanças radicais positivas haverá tensão e ansiedade presentes.

Os exemplos clássicos são: viagem de avião e nascimento do primeiro filho.

No primeiro, um "carro", rodando sobre pneus de borracha, no fim da pista vai voar. Na volta, um avião vai se transformar em carro, com direito a cantada de pneu. Não à toa, a decolagem e a aterrissagem são os momentos de maior tensão e ansiedade da viagem, mesmo sendo momentos conhecidos.

Enquanto não nascer o primogênito, todos, sem exceção, estão tensos e ansiosos, inclusive o  médico e o feto. Mesmo sendo algo bom, desejado e planejado.

Porque, pros principais envolvidos de primeira viagem, haverá uma mudança radical. E definitiva.

A mulher e cônjuge vai virar mãe. O homem e cônjuge vai virar pai. O feto vai virar recém-nascido-primogênito. Os pais e sogros vão virar avôs. As mães e sogras vão virar avós. Os irmãos e cunhados vão virar titios, talvez padrinhos. Idem pras prováveis madrinhas. E por ai vai...

Agora, você pode imaginar o nível de tensão e ansiedade presentes quando uma grande mudança radical se aproxima pra todos, inconscientemente pra maioria?

Pra estes momentos é que servem as profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário