sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cansaço e Solidão

"Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E o descompasso e o desperdício herdeiros são agora da virtude que perdemos."

Goste ou não, a música ajuda o terapeuta.

Esta ilustra uma verdade: cansaço e solidão são como dois elementos químicos que, juntos, provocam reações. No caso, nefastas. Paranóias (com acento, pra acentuar).

Atento, é comum perceber quando ambos estão presentes. Cansaço e solidão.

Porque bastam motivos simples. Longo período de muito trabalho sem tempo de se relacionar, por exemplo. Aliás, álcool, balada e pegada não é fórmula para relacionamento. "Parece cocaína, mas é só tristeza".

Quando cansaço e solidão crescem e se encostam, geram fantasmas.

Abstratos, como medo, pessimismo, displicência, escapismo (com bebidas, remédios e drogas), angústias e depressões, desânimo, dentre outros.

E concretos, como fadiga precoce, dores generalizadas, falta de concentração e memória, afecções circulatórias, pulmonares e renais, obesidade, tensões musculares, desarmonia no sistema digestivo, problemas no sono, etc.

São os descompassos e desperdícios tomando o lugar das virtudes.

Geralmente, aconselho a não deixar o cansaço se instalar. Mais fácil e rápido do que combater a solidão. Pelo menos, os fantasmas tendem a sumir.

Mas, tomar jeito e se preparar pra namorar é o ideal.

Um comentário:

  1. Gostei muito!
    Renato Russo gênio!
    Também sempre uso este exemplo que você me ensinou quando preciso dar um conselho.
    Te amo!

    ResponderExcluir