sexta-feira, 27 de maio de 2016

Santo Antônimo

Às vésperas de mais um dia de Santo Antônio, 13 de junho, dito "santo casamenteiro", venerado pelas pessoas que querem se casar, viver conjugalmente, vivemos dias antônimos a ele.

Esquerda x Direita
Homens x Mulheres
Deus x Diabo.

Esse último, quero crer, ainda não, graças. (Entretanto, aquele estupro, com 33 homens. 33... A bestialidade não deveria ser associada a esse número. Perigo. Perigo. Perigo.)

Holístico, olhando pro todo, como eu vejo o cenário:

No século 21, a humanidade globalizada nunca esteve tão evoluída.

Tecnologicamente, nas comunicações, nas ciências médicas, na biodiversidade, na progressiva consciência da necessidade duma vida mais simples e orgânica.

Qual é o antônimo disso?

No século 21, a humanidade globalizada nunca demonstrou tanto comportamento primitivo.

Cavernosos no trato social, nas redes sociais, na lida com seus opostos, com a natureza pré-extinta, nas certezas maniqueístas equivocadas, nos permanentes e seculares atos radicais religiosos e geopolíticos.

A coisa não é só aqui, no Brasil. Vide a ascensão de Trump, nos EUA. No post anterior deste blog, a cliente me disse que, hoje, na China, as mulheres entram no mar de roupa. Na Índia, estupros coletivos foram vários. Nas arábias, a mulher é menos valorizada do que o terrorismo.

Dá pra piorar?

Sim. A maioria da humanidade ainda é primitiva, pois prioriza a sua agenda com comportamentos primitivos. Como os primatas. Comer, defender domínios, fazer a dança do acasalamento, acasalar e dormir. A ordem dos comportamentos não altera o símio.

Lamentavelmente, então, podemos esperar que, tal qual uma mola, antes de se expandir para a evolução holística definitiva, tão esperada para o terceiro milênio, a humanidade vai se contrair ainda mais, regredindo.

Analogamente, Eva foi estuprada por Adão.

Regredindo, Eva não vai existir.

Regredindo, Deus vai arrancar uma costela do Adão.

Vamos interromper tal regressão conhecida e dolorosa? Ou vamos chegar ao caos que antecedeu a luz?

Então, queridos homens, por amor, quebremo-nos, arranquemo-nos desde já!

Deve ser nosso o espontâneo movimento de se abrir e doar, para criar algo oposto a nós.

Além de gentil e cavalheiro, será um ato divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário