quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TPM



A maioria das mulheres sofre, pouco ou muito, daqueles desagradáveis sintomas batizados por Tensão Pré-Menstrual, a malfadada TPM.

Muitas tomam medicamentos para amenizá-los. Muitas a tem com mais de 10 dias de antecedência à menstruação.

Apesar da má fama, sob a visão holística os sintomas da TPM são dicas terapêuticas muito claras e úteis para a mulher.

Neste período, na prática, um óvulo não-fecundado está para ser eliminado. A mulher está perdendo mais uma oportunidade de se renovar, de...

“GERAR E TIRAR, DE DENTRO DE SI, UMA VIDA NOVA”, metáfora de dar à luz.

Os sintomas da TPM indicam as principais características pessoais que impedem a mulher de se renovar e evoluir. Abaixo, os mais comuns.

ENXAQUECA (Aquela, no escuro, silêncio e sob enjoo, que revela o desejo de uma decapitação.)
Acomete a mulher que é predominantemente racional, a que resolve ou tenta resolver tudo sozinha, se assoberba de responsabilidades e exerce poder e controle sobre tudo e todos. Chora reclamando que tá pesado e ninguém a ajuda. Deve dinamizar e liberar a mente abstrata (emocional e intuitiva), trabalhar o desapego, a fé, saber delegar e pegar mais leve com tudo e todos... Andar descalça, na terra, com uma compressa de cânfora (Gelol) na cabeça, pode ajudar. Um tarja-preta também.

DISPLASIA (Não toque meu Eu.)
Pra essa, há pouca prática de amor-próprio, contenção da personalidade e dos sentimentos, e acúmulo de mágoas e ressentimentos. Deve-se trabalhar o ego, a auto-valorização e confiança, a manifestação do Eu, sem se incomodar com que o outro vai pensar. Chora por dor, mágoas e solidão. Ou por ódio de ser boazinha. Massagens com cremes dfinamizadores, após banho quente, além de chás de hortelã ou alecrim, costumam gerar alívio. Livros de auto-ajuda também.

FOME EXCESSIVA (Normalmente, por doces. Chocolate é o campeão.)
Associada à carência e ansiedade, há necessidade de trazer mais emoção e prazeres à vida prática e cotidiana. Por isso, muitas têm a libido aumentada neste período. Mulher, não espere, busque as satisfações de foro emocional! Afinal, nem só de pão e trabalho consiste a vida. Chora por insatisfação crônica e falta de colo. Atividade física é indicada. Chá de carqueja costuma amenizar. Namorar um nutricionista também.

DOR LOMBAR
Indica insegurança exagerada e tensão, quando algo não está fluindo, quando não se tem confiança sobre a própria capacidade diante de uma tarefa assumida, ou quando se cria muita expectativa diante de pessoas ou fatos. Deve-se relaxar e deixar as coisas fluírem. Chora por cansaço, impotência e falta de fé. Massagens e chá de dente-de-leão são eficazes. Pedir ajuda também.

PESO NAS PERNAS
Associado ao cansaço físico e problemas de circulação, também indica que a mulher se desgasta muito para ser quem é, normalmente carregando mais “peso” do que deve. Libertar-se de “fardos” gera alívio. Chora por estar só diante das dificuldades. Meditar, tentando enxergar o amanhã com mais clareza, colabora muito. Caminhadas leves e chá de sálvia ou trapoeraba ajudam. Aceitar suas limitações também

INTOLERÂNCIA (Humor homicida e suicida. Nesta ordem.)
Clara evidência de que a mulher, geralmente independente, líder e tomadora de decisões, está presa aos seus conceitos, normas e valores pessoais, normalmente retrógrados, onde ela está certa, os outros não. Mude seu “script”, deixe que os outros façam e pensem como quiserem, só cobrando o resultado. Verifique se o que você acha “certo”, na verdade é “errado”. E vice-versa. Chora de ódio e impotência. Relaxar e gozar, literalmente, ajudam. Ouvir Enia não.

HIPER-SENSIBILIDADE (Debulhar-se na eleição do síndico.)
Normalmente, é catarse para a mulher muito racional, que se encontra só (ou impotente) e frágil. Estas devem assumir suas limitações e demonstrá-las abertamente, entendendo que esta postura não significa fraqueza, mas a verdade. Choram por toda sensação de fragilidade: cachorro abandonado, inseto esmagado no para-brisa... Lenços de papel ajudam. As mulheres ficam deslumbrantes neste estado (acreditem!). Os homens percebem e se aproximam, instintivamente, delas, com desejo de ajudar. Coisa de hormônio. Talvez, a maior de todas as dicas às solteiras. 

DEPRESSÃO (Angústia e tristeza intensas. Levantar da cama, pela manhã, é um sacrifício.)
Atenção. Este sintetiza os demais sintomas, na medida em que demonstra o afastamento da mulher da sua verdade. Ela não é quem tem que ser e tem a sensação de que se afasta cada vez mais de uma solução. Nestes casos, a busca terapêutica, meditativa e religiosa são indicadas. Chora por viver infeliz. Perde a fé. Fica surda a conselhos. Cataplasma de alecrim no peito e a toma de solução desta erva, via oral, devidamente ministrada por profissional, são indicados. Meu telefone também. Brincadeirinha... Pra alegrar...

Quanto maior for a antecedência dos sintomas em relação à menstruação, mais urgentes são as mudanças de comportamento.

Algumas mulheres têm vários sintomas associados. Inclusive na ovulação (não existe TPM de 14 dias).

(As dicas holísticas não devem ser desmoralizadas, pois há mulheres, na menopausa ou sem ovários, que mantém os sintomas da TPM.)

Caso queira saber o significado de outros, não citados aqui, entre em contato. Prazer e honra ajudar.

(Como é bom ser homem!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário